Trabalhando a intensidade...
Olá pessoal, hoje eu dei uma brincadeira para trabalhar a intensidade...
Primeiro eu pedi para que metade da sala me desse exemplo de sons fortes...(trovão, tigre, leão)...saiu de tudo...Para a outra metade da sala foi a vez dos sons fracos (pingo de água, teclas do computador, gato)...alguns alunos falaram sobre instrumentos, e sobre os bebês que ora balbuciam fracamente, e ora choram e gritam alto...os alunos são observadores e criativos...
Nessa hora eu apresentei um apito de madeira (depois eu posto a foto), que se eu soprar com suavidade o som sai fraco, e se eu soprar com mais força o som sai mais forte...
Brincamos um pouco com isso (som fraco, alunos sentados, som forte, tem que levantar)....e depois eu pedi para que recortassem em revistas figuras que representassem sons fortes e fracos...
Deixei 2 folhas em cima da mesa para colar as figuras sobre sons fracos e duas para sons fortes...
Depois que todos colaram...levei para um espaço da sala as folhas e coloquei as folhas com sons fracos de um lado da sala, e as outras, com sons fortes do outro lado da sala...
Pedi para que os alunos ficassem no centro, entre as folhas, e dançassem com uma música imaginária e quando eu tocassem um apito com o som fraco, todos deveriam correr para as folhas correspondente, quando tocasse forte, que fossem para as folhas dos sons fortes...
Fizemos esse jogo por uns minutos, e depois brincamos de estátua...quando eu tocava forte, só as crianças que tinham respondido como sons fortes dançavam...e vice versa...as crianças se divertiram bastante e viram que em um mesmo instrumento podemos ter um som mais forte, e um mais fraco...depende da força empregada para tocar...se apropriaram rapidamente do conceito...
Deu para fazer em uma aula (50') com crianças de 6 anos...mas, dependendo da turma pode ser desdobrado em mais aulas...é muito bom quando as crianças estão mais agitadas...
Até mais...abçs...
Muito bom, adorei.
ResponderExcluir