Trabalhando a postura
Para essa atividade é necessário um ambiente espaçoso, sem cadeiras ao centro, um instrumento de percussão ( pandeiro, clavas, bumbo, etc), os alunos em círculo sentados ao chão.
O professor inicia a aula com alguns alongamentos dos músculos utilizados ao tocar o instrumento, alongando então os braços, o pescoço, as mãos, os dedos, etc.
Depois o professor fala da importância de não estar com nenhum músculo tenso na hora de tocar.
Logo em seguida ele aborda a maneira correta de tocar um instrumento. Lembra que cada instrumento tem uma postura correta. Lança a pergunta sobre quem sabe como imitar quem toca piano, violino, violoncelo, guitarra, flauta transversal, flauta doce, etc, e inicia uma brincadeira de adivinhar o que o colega está tocando.
Divide a sala em dois grupos e enquanto um grupo observa o outro vai andando ao som de um instrumento de percussão tocado pelo professor. Quando o professor para os alunos viram estátuas tocando um instrumento imaginário. O professor faz isso umas três vezes. Depois o grupo que observava começa a andar e imitar o tocar um instrumento e o grupo que estava brincando passa a observar. E a brincadeira se repete por três vezes também.
Depois dessa brincadeira o professor fala sobre a postura ideal do instrumento que eles estão aprendendo (violino, piano, flauta, etc), e faz a mesma brincadeira, mas agora com o grupo inteiro, e enquanto o professor toca o instrumento de percussão (pode modificar o andamento para ficar mais animada a brincadeira) os alunos andam pela sala e quando ele interrompe a música eles para em estátua da maneira correta de se tocar.
Até mais pessoal, abçs
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