Músico e pedagogo austro-suíço,
Émile Henri Jaques nasceu em 1865 e morreu em 1950. Adotou o nome de Dalcroze e
sua técnica promove a integração da melodia com a expressão corporal. Para cada
som existe um movimento análogo. Foi criada para o ensino da música para os
seus alunos. Com o tempo seus princípios passaram a influenciar outras áreas,
como a dança, as artes cênicas e a educação física.
Constituiu historicamente num
dos marcos da Escola Nova na pedagogia musical. Foi um avaliador interno do conservatório -
instituição acadêmica de ensino musical e
também um crítico da prática musical na escola primária e secundária, no
final do século XIX e início do século XX.
Criticou o ensino musical no conservatório, e também
a forma como a música estava presente nas escolas primárias e secundárias, no
fim do século XIX. Ele diagnosticou uma nítida separação entre “música dos
adultos” e “música das crianças e escolas”, e que a música nas escolas
funcionava como um passatempo e diagnosticou a ênfase do Conservatório no
virtuosismo, na leitura e escrita, na análise e classificação, nos exercícios
de harmonia, que gerava nos alunos uma resposta mecânica, que não desenvolvia a
sensibilidade e a imaginação auditiva
Propôs o redimensionamento do marco conceitual e
operativo da educação musical no final do século XIX. Sua atitude refletia a inquietação de seu tempo, com a
educação; e o modelo de educação musical e de ensino conservatorial, que
evidenciava o modo de funcionamento das instituições escolares, segundo o
paradigma daquela época.
Dalcroze desenvolveu o método
eurrítmico utilizando-se da resposta do aluno ao ritmo proposto através de
movimentos rítmico-corporais, sendo o movimento corporal o fator essencial para
o desenvolvimento rítmico do ser humano.
Na educação musical infantil a rítmica
tem um papel importante desenvolvendo e regulando as faculdades motrizes do
aluno, criando novos reflexos, harmonizando, estabelecendo uma relação entre
ação e desejo, sensação e sentimento e imaginação e sensibilidade. O ritmo
organiza os elementos musicais do universo infantil.
Para Dalcroze, todos os
fenômenos musicais podem ser representados corporalmente (pulso, acento, valores
rítmicos, parâmetros do som, harmonia, frases, estruturas e formas musicais).
Os fundamentos do método
Dalcroze são:
a) Audição musical: desenvolver
a percepção auditiva da altura. dos sons.
b) Senso rítmico: fazer e sentir o ritmo pela recriação motora
c) Interesse: despertar o aluno através de atividades concretas e físicas, adequadas a faixa etária.
d) Rítmicos: alcançar o domínio dos ritmos através de sua mobilidade natural.
b) Senso rítmico: fazer e sentir o ritmo pela recriação motora
c) Interesse: despertar o aluno através de atividades concretas e físicas, adequadas a faixa etária.
d) Rítmicos: alcançar o domínio dos ritmos através de sua mobilidade natural.
FARIAS,
Fernando. Método Dalcroze. Disponível em: .
Acesso em: 13 mar. 2009
ALVES
FILHO, Manuel. A musicalização do corpo. Disponível em:
.
Acesso em: 13 mar. 2009.
SANTOS,
Regina Márcia Simão. Jaques-Dalcroze, avaliador da instituição
escolar:. Disponível em:
. Acesso
em: 13 mar. 2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário