quarta-feira, 9 de março de 2011

Trabalhando a postura

Trabalhando a postura


Para essa atividade é necessário um ambiente espaçoso, sem cadeiras ao centro, um instrumento de percussão ( pandeiro, clavas, bumbo, etc), os alunos em círculo sentados ao chão.

O professor inicia a aula com alguns alongamentos dos músculos utilizados ao tocar o instrumento, alongando então os braços, o pescoço, as mãos, os dedos, etc.

Depois o professor fala da importância de não estar com nenhum músculo tenso na hora de tocar.

Logo em seguida ele aborda a maneira correta de tocar um instrumento. Lembra que cada instrumento tem uma postura correta. Lança a pergunta sobre quem sabe como imitar quem toca piano, violino, violoncelo, guitarra, flauta transversal, flauta doce, etc, e inicia uma brincadeira de adivinhar o que o colega está tocando.

Divide a sala em dois grupos e enquanto um grupo observa o outro vai andando ao som de um instrumento de percussão tocado pelo professor. Quando o professor para os alunos viram estátuas tocando um instrumento imaginário. O professor faz isso umas três vezes. Depois o grupo que observava começa a andar e imitar o tocar um instrumento e o grupo que estava brincando passa a observar. E a brincadeira se repete por três vezes também.

Depois dessa brincadeira o professor fala sobre a postura ideal do instrumento que eles estão aprendendo (violino, piano, flauta, etc), e faz a mesma brincadeira, mas agora com o grupo inteiro, e enquanto o professor toca o instrumento de percussão (pode modificar o andamento para ficar mais animada a brincadeira) os alunos andam pela sala e quando ele interrompe a música eles para em estátua da maneira correta de se tocar.

Até mais pessoal, abçs

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Escrita musical (vídeo)

Gente, iniciei o ano nessa linha rsrsrsrs...uma opção divertida para ilustrar pauta, notas, escrita musical  pode ser esse desenho dos anos 60 (aproximadamente)...bem legal...
http://www.youtube.com/watch?v=xqaedNnx2nE

Vocês vão gostar...

Abraços

Chuva (sons do corpo)

Continuando com as indicações de vídeos interessantes, essa apresentação de chuva com os ritmos feitos com o corpo é uma graça...já foi feito na nossa escola com alunos do segundo ano e deu muito certo...aproveitem:
http://www.youtube.com/watch?v=evJuW_xXk-E&feature=related

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Indicação de vídeos (Mini-Einsteins)

Mini- Einsteins é uma série muito interessante para quem trabalha com crianças e quer vídeos para ilustrar e fixar melhor o conteúdo trabalhado...
Nesse vídeos eles conhecem os dinossauros instrumentos...os sons de cada um, etc...os alunos vão se divertir com as aventuras da turminha...vale a pena conferir..
http://terratv.terra.com.br/videos/Diversao/Infantil/Mini-Einsteins/4646-321987/Mini-Einsteins-Quincy-e-os-Dinossauros-Instrumentos.htm
Abraços

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Som e silêncio

Depois de brincar com jogos de som e silêncio, eu utilizei as figuras das notas e suas pausas correspondentes e eles assimilaram bem rapidinho.
Como eles já tinham visto em outra aula os valores musicais, falar das pausas foi apenas um complemento.
Abraços

sábado, 29 de janeiro de 2011

Audição, mais um pouquinho...

Olá pessoal, aqui vai mais umpouquinho desse dia tão especial...

Até mais...

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Retorno

Olá pessoal...como foram de férias...descansaram bastante????  Espero que sim..vamos retornar com força total...
Aproveito para desejar um ótimo 2011...que possamos trabalhar com ânimo e alegria...
Para iniciar esse ano, gostaria de deixar algumas fotos do final de 2010, da nossa audição musical com alunos de instrumento...
Antes de iniciar a música..

Alguns instrumentos que abrilhantaram nosso evento...
Essas meninas lindas...

E muito mais que não dá para postar aqui...Já estou aguardando com ansiedade nossa próxima apresentação...

E na escola regular do Ensino Fundamental...com o tema de reciclagem...biodiversidade...com as crianças divididas em ar, terra, água e fogo...cantaram, tocaram flauta, representaram...deram um show de alegria e espontaneidade.



Abraços,