domingo, 24 de abril de 2011

Orquestra

Você sabia que a palavra orquestra, está no vocabulário grego? ORKESTRA, antigamente queria dizer “lugar destinado à dança”

No século V a.C., os espetáculos eram encenados em anfiteatros ao ar livre e “orquestra” era o espaço situado imediatamente em frente à área principal de representação.

Nessa área também ficavam os músicos instrumentistas.

Depois, no início do século XVII, na Itália, as primeiras óperas começaram a ser executadas, e como era imitações dos dramas gregos o espaço entre o palco e o público (onde ficavam os músicos instrumentistas), também ficou conhecido como “orquestra”, daí a se chamar o grupo de músicos como ORQUESTRA não demorou muito. E nos dias de hoje usamos a palavra ORQUESTRA, para designar um grupo de instrumentos que tocam junto.


FORMAÇÃO DE UMA ORQUESTRA

Uma orquestra pode ser desde um grupo reduzido de instrumentos, como ter de 80 a 100 músicos. Pode até ter músicos freelancers (como um harpista), por não estar no grupo de maneira fixa.

O que determina o número de instrumentos é o compositor.

Para que a orquestra funcione bem ela deve ter também uma equipe técnica e administrativa composta por montadores, arquivista, inspetor, copista, produtor, designer, assistentes, etc.


SINFÔNICA OU FILARMÔNICA?

Qual a diferença?

A orquestra sinfônica é sustentada por uma instituição pública, e a filarmônica por uma instituição privada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário