sexta-feira, 13 de maio de 2011

Naipes da orquestra

FAMÍLIAS OU NAIPES DE INSTRUMENTOS

Uma orquestra tem quatro famílias (ou naipes) de instrumentos:

Cordas: é a família mais numerosa da orquestra e se sentam juntos bem na frente. São violinos, violas, violoncelos, contrabaixos, harpas.

Madeiras: Essa família faz parte de uma maior ainda que se chama sopro e sentam no meio. São flautas, flautim, clarinetas, clarone, oboé, corne inglês, fagote e contra fagote.

Metais:Também fazem parte da família do sopro e seus instrumentos são feitos de metal e possuem pistos ou válvulas para emitir o som. Eles sentam atrás das madeiras trompetes, trombones, trompas, tubas.

Percussão: A família da percussão fica atrás de toda a orquestra, e pode ser dividida em duas, a dos instrumentos de sons definidos e dos instrumentos de sons indefinidos. Os tímpanos,glockenspiel, xilofone, marimba, e carrilhão são os de sons definidos e o triângulo, caixas, bombo, pratos, carrilhão sinfônico, são os de sons indefinidos.

Quem toca violino é violinista, quem toca violoncelo é violoncelista e quem toca instrumentos de percussão, toca vários, então é chamado de percussionista.

2 comentários:

  1. Divulguei este artigo no Twitter. Abraços.

    http://twitter.com/#!/Felipe777Santos/status/69213765207474176

    http://www.cantarolar.net

    Felipe

    ResponderExcluir