sábado, 30 de abril de 2011

Sinfônica de Bamberg

Olá pessoal
Dia 1° de maio, apresentação no Ibirapuera da Sinfônica de Bamberg...aproveitem...é livre:

http://www.mozarteum.org.br/site/index.php?view=details&id=10%3ABAMBERGER+SYMPHONIKER&option=com_eventlist&Itemid=6

Abraços

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Continuando a série sobre orquestra

MAESTRO


A palavra “Maestro” significa mestre em italiano. Ele é o mestre da orquestra porque é ele quem dirige (rege) os músicos. É o responsável pela interpretação, a velocidade das músicas, e também faz sinais para que os músicos saibam se devem tocar mais forte ou mais fraco (piano).

Ele fica na frente da orquestra em um tablado chamado pódio, e segura uma varinha na mão direita que se chama batuta.





SPALLA

“Spalla em italiano significa ombro. Na orquestra é o músico que faz parte do naipe de primeiros violinos e se senta na primeira estante do lado esquerdo do maestro. É o último músico a entrar no palco, e é o responsável por afinar a orquestra, antes da entrada do maestro. Ele pede ao oboísta a nota lá, depois que todos afinam o maestro entra e inicia o concerto.



SALA DE CONCERTOS



Os músicos da orquestra precisam de muita concentração na hora de tocar. Qualquer ruído pode atrapalhar. É como um dia de prova na escola. A sala de concerto deve estar silenciosa, assim como a sala de aula.

Aqui vão algumas dicas de como se comportar na sala de concerto e ajudar os músicos a se concentrarem:



 Chegue cedo, pois as portas se fecham pontualmente;

 Não converse durante a música;

 Não tire fotografias e nem grave sem a permissão do músico;

 Desligue o celular;

 Não coma ou beba durante o concerto;

 Evite sair no meio do espetáculo;

 Se gostar aplauda no final e se gostar muito exclame: BRAVO!

domingo, 24 de abril de 2011

Três Tenores com Zubin Metha (vídeo)

Para relembrar e se deliciar:
http://www.youtube.com/watch?v=Wqp7ybPh1Gg

Abraços,

Orquestra

Você sabia que a palavra orquestra, está no vocabulário grego? ORKESTRA, antigamente queria dizer “lugar destinado à dança”

No século V a.C., os espetáculos eram encenados em anfiteatros ao ar livre e “orquestra” era o espaço situado imediatamente em frente à área principal de representação.

Nessa área também ficavam os músicos instrumentistas.

Depois, no início do século XVII, na Itália, as primeiras óperas começaram a ser executadas, e como era imitações dos dramas gregos o espaço entre o palco e o público (onde ficavam os músicos instrumentistas), também ficou conhecido como “orquestra”, daí a se chamar o grupo de músicos como ORQUESTRA não demorou muito. E nos dias de hoje usamos a palavra ORQUESTRA, para designar um grupo de instrumentos que tocam junto.


FORMAÇÃO DE UMA ORQUESTRA

Uma orquestra pode ser desde um grupo reduzido de instrumentos, como ter de 80 a 100 músicos. Pode até ter músicos freelancers (como um harpista), por não estar no grupo de maneira fixa.

O que determina o número de instrumentos é o compositor.

Para que a orquestra funcione bem ela deve ter também uma equipe técnica e administrativa composta por montadores, arquivista, inspetor, copista, produtor, designer, assistentes, etc.


SINFÔNICA OU FILARMÔNICA?

Qual a diferença?

A orquestra sinfônica é sustentada por uma instituição pública, e a filarmônica por uma instituição privada.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Ausência

Olá pessoal,
Esse início de ano está um pouco complicado...problemas de saúde...atividades atrasadas...etc,...mas prometo que logo estarei a todo vapor no blog...com muitas postagens interessantes e atividades para nossos queridos alunos...
Até breve...
Sandra

quarta-feira, 9 de março de 2011

Trabalhando a postura

Trabalhando a postura


Para essa atividade é necessário um ambiente espaçoso, sem cadeiras ao centro, um instrumento de percussão ( pandeiro, clavas, bumbo, etc), os alunos em círculo sentados ao chão.

O professor inicia a aula com alguns alongamentos dos músculos utilizados ao tocar o instrumento, alongando então os braços, o pescoço, as mãos, os dedos, etc.

Depois o professor fala da importância de não estar com nenhum músculo tenso na hora de tocar.

Logo em seguida ele aborda a maneira correta de tocar um instrumento. Lembra que cada instrumento tem uma postura correta. Lança a pergunta sobre quem sabe como imitar quem toca piano, violino, violoncelo, guitarra, flauta transversal, flauta doce, etc, e inicia uma brincadeira de adivinhar o que o colega está tocando.

Divide a sala em dois grupos e enquanto um grupo observa o outro vai andando ao som de um instrumento de percussão tocado pelo professor. Quando o professor para os alunos viram estátuas tocando um instrumento imaginário. O professor faz isso umas três vezes. Depois o grupo que observava começa a andar e imitar o tocar um instrumento e o grupo que estava brincando passa a observar. E a brincadeira se repete por três vezes também.

Depois dessa brincadeira o professor fala sobre a postura ideal do instrumento que eles estão aprendendo (violino, piano, flauta, etc), e faz a mesma brincadeira, mas agora com o grupo inteiro, e enquanto o professor toca o instrumento de percussão (pode modificar o andamento para ficar mais animada a brincadeira) os alunos andam pela sala e quando ele interrompe a música eles para em estátua da maneira correta de se tocar.

Até mais pessoal, abçs

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Escrita musical (vídeo)

Gente, iniciei o ano nessa linha rsrsrsrs...uma opção divertida para ilustrar pauta, notas, escrita musical  pode ser esse desenho dos anos 60 (aproximadamente)...bem legal...
http://www.youtube.com/watch?v=xqaedNnx2nE

Vocês vão gostar...

Abraços