sexta-feira, 21 de maio de 2010

J. S. Bach


Johan Sebastian Bach


Nasceu, numa família de músicos na cidade de Eisenach, em 21 de março de 1685 e morreu na cidade de Leipzig, no dia 28 de julho de 1750. Após perder seus pais foi morar com seu irmão mais velho, Joahnn Christoph, que lhe ensinou tocar órgão.

Em 1707, após ser convidado para ver o novo órgão da igreja de São Bnifácio, tornou-se o organista titular por 4 anos nessa função. Depois foi para igreja de São Basílio (época em que compôs a Tocata em fuga em Ré menor).

Trabalhou na corte de Weimar, e em 1717 vai para a orquestra de Cothen na corte do Príncipe Leopold como regente, onde compõe os 6 Concertos de Brandenburgo.
Em 1734, em Leipzig compõe o Oratório de natal. Nos seus últimos 10 anos de vida a cegueira começa a prejudicar seus trabalhos e sua última composição é a Arte da Fuga, que não fica totalmente concluída.

Não foi um músico que saiu de sua terra natal, porém mesmo assim sabia o que acontecia musicalmente fora do seu país, e incorporava esses conhecimentos em suas composições, colocando sua marca pessoal nelas.

Muitas de suas obras perderam-se, pois na época não se considerava importante preservar as obras musicais para as próximas gerações, pois se acreditava que a música que já tivesse sido executada já tinha cumprido o seu papel. Achava-se que a música seria substituída por outras mais recentes e melhores. Os 6 Concertos de Brandenburgo foram resgatados por Mendelssohn, em uma mercearia prontos para se transformarem em papel de embrulho. Até aos dias de hoje foram catalogadas 1080 das suas obras, porém muitas nem foram escritas, eram apenas composta por ele, tocadas e não registradas.

Durante a sua vida ele não teve tanto prestígio, quanto depois de sua morte. Suas obras ficaram no esquecimento até que Mendelssohn dirigiu a Paixão de São Mateus em Berlim em 1829.
Bach teve 20 filhos de 2 matrimônios, e entre seus filhos, muitos foram músico também.

Destacaram-se dentre eles Karl Felipe Emanuel Bach, Wilhelm Friedemann Bach, Johann Christian Bach. Os filhos o chamavam na intimidade de “peruca velha”, que seria “chapéu velho”.
Foi cantor, violinista, organista, mestre de capela, professor e compositor de música sacra. Foi mais conhecido como organista do que como compositor. Muitos não sabem que ele foi um excelente professor. Sua pedagogia era centrada no aluno (algo que não era muito comum na época). Tinha muita paciência, porém não tolerava alunos relapsos.

Obras mais conhecida:
• Tocatta e Fuga em Ré menor, BWV 565: exemplo de virtuosismo de Bach no órgão;
• Pastorale, BWV 590
• Prelúdios Corais;
• Cantata Herz und Mund, BWV 147: é encerrada com o famoso “Jesus Alegria do Homens”;
• Paixão Segundo São Mateus, BWV 244;
• Missa em Si Menor, BWV 232;
• O Cravo Bem Temperado, BWV 846-893 (volumes 1 e 2): 48 prelúdios e fugas;
• A Arte da Fuga, BWV 1080;
• 4 Suítes para orquestra: a mais famosas dessas suítes é a n°3 que incluí “Ária na 4ª Corda”;


Links interessantes:

Site onde tem uma cantata de Bach em alemão e sua tradução em português
http://cantatasdebach.blogspot.com/2009/03/bwv-2-ah-deus-olha-nos-do-ceu.html

Veja esse vídeo com um órgão maravilhoso!
http://www.youtube.com/watch?v=_FXoyr_FyFw

Referências

ALALEONA, Domingos. História da Música. São Paulo: Ricordi, 1978.

DROPS DE MÚSICA CLÁSSICA. Johan Sebastian bach. Disponível em: . Acesso em: 29 mar. 2010.

GÊNIOS MUNDIAIS. Johan Sebastian bach. Disponível em: . Acesso em: 29 mar. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário