domingo, 18 de novembro de 2012

Dalcroze


Músico e pedagogo austro-suíço, Émile Henri Jaques nasceu em 1865 e morreu em 1950. Adotou o nome de Dalcroze e sua técnica promove a integração da melodia com a expressão corporal. Para cada som existe um movimento análogo. Foi criada para o ensino da música para os seus alunos. Com o tempo seus princípios passaram a influenciar outras áreas, como a dança, as artes cênicas e a educação física.

Constituiu historicamente num dos marcos da Escola Nova na pedagogia musical. Foi  um avaliador interno do conservatório - instituição acadêmica de ensino musical e  também um crítico da prática musical na escola primária e secundária, no final do século XIX e início do século XX.

Criticou o ensino musical no conservatório, e também a forma como a música estava presente nas escolas primárias e secundárias, no fim do século XIX. Ele diagnosticou uma nítida separação entre “música dos adultos” e “música das crianças e escolas”, e que a música nas escolas funcionava como um passatempo e diagnosticou a ênfase do Conservatório no virtuosismo, na leitura e escrita, na análise e classificação, nos exercícios de harmonia, que gerava nos alunos uma resposta mecânica, que não desenvolvia a sensibilidade e a imaginação auditiva

Propôs o redimensionamento do marco conceitual e operativo da educação musical no final do século XIX. Sua atitude  refletia a inquietação de seu tempo, com a educação; e o modelo de educação musical e de ensino conservatorial, que evidenciava o modo de funcionamento das instituições escolares, segundo o paradigma daquela época.

Dalcroze desenvolveu o método eurrítmico utilizando-se da resposta do aluno ao ritmo proposto através de movimentos rítmico-corporais, sendo o movimento corporal o fator essencial para o desenvolvimento rítmico do ser humano.

Na educação musical infantil a rítmica tem um papel importante desenvolvendo e regulando as faculdades motrizes do aluno, criando novos reflexos, harmonizando, estabelecendo uma relação entre ação e desejo, sensação e sentimento e imaginação e sensibilidade. O ritmo organiza os elementos musicais do universo infantil.

Para Dalcroze, todos os fenômenos musicais podem ser representados corporalmente (pulso, acento, valores rítmicos, parâmetros do som, harmonia, frases, estruturas e formas musicais).

Os fundamentos do método Dalcroze são:

a) Audição musical: desenvolver a percepção auditiva da altura. dos sons.
b) Senso rítmico: fazer e sentir o ritmo pela recriação motora
c) Interesse: despertar o aluno através de atividades concretas e físicas, adequadas a faixa etária.
d) Rítmicos: alcançar o domínio dos ritmos através de sua mobilidade natural.

 Referencias

FARIAS, Fernando. Método Dalcroze. Disponível em: . Acesso em: 13 mar. 2009

ALVES FILHO, Manuel. A musicalização do corpo. Disponível em: . Acesso em: 13 mar. 2009.

SANTOS, Regina Márcia Simão. Jaques-Dalcroze, avaliador da instituição escolar:. Disponível em: . Acesso em: 13 mar. 2009.

sábado, 17 de novembro de 2012

Rondó



Surgiu na Idade Média, apresentando nessa época a seguinte grafia: rondeau. Era utilizado para designar um andamento de dança. Durante o Renascimento manteve este significado. A partir do Barroco, a palavra rondó passou, sobretudo a identificar um tipo de organização musical chamado Forma Rondó cujas características iremos observar.
Foi  adotado a partir do Classicismo no último movimento das sonatas e das sinfonias.

O rondó é uma forma de composição musical seccionada, estruturada a partir de um tema principal e vários temas secundários (normalmente dois ou três), sempre intercalados pela repetição do tema principal. Num rondó existe uma secção (A) que vai alternando com secções contrastantes (B, C, etc.). A secção A é a do  tema principal e as secções contrastantes (B, C, etc.) são os chamados episódios.

Quando tiver dois episódios é representado com a forma A B A C A, Se tiver três episódios será A B A C A D A, se tiver quatro episódios será A B A C A D A E A, e assim por diante. A cada episódio diferente é acrescentada uma letra.

Ao escrever um rondó, o compositor utiliza os dois elementos básicos da forma: repetição e contraste.  A repetição dá unidade à música e o contraste mantém vivo o interesse do ouvinte.
Exemplo de Rondó:

O Rondeau da Suite para orquestra N. 2 em Si menor - BWV 1067  de Johann Sebastian Bach. O compositor, a seguir à apresentação do tema principal opta pela sua repetição em vez de introduzir logo uma secção contrastante. Assim, a forma deste rondó é  A A B A C A.
 O termo "rondó" pode ainda designar um gênero literário, constituído da mesma estrutura.

 
Referências

 EMEASTIC1. Rondó. Disponível em: . Acesso em: 21 nov. 2008.

 WIKIPÉDIA. Rondó. Disponível em: . Acesso em: 21 nov. 2008.

 BONA MÚSICA. Forma Rondó e Enigma Musical. Disponível em: . Acesso em: 21 out. 2008

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Jogo da memória (notas musicais)

Olá pessoal,

Eu fiz essa jogo da memória de um material que eu peguei na internet e adaptei às minhas necessidades pois meus alunos ainda estavam na fase que precisavam do nome escrito das notas.
Fez bastante sucesso...Cada aluno coloriu o seu jogo e brincou bastante.


domingo, 4 de março de 2012

Porque trabalhar com Instrumentos Musicais

INSTRUMENTOS MUSICAIS 

Além de contribuir para o entendimento de questões elementares referentes à produção do som e suas qualidades, estimula a pesquisa, a imaginação e a capacidade criativa.

É uma importante fonte de estímulos, equilíbrio e felicidade para a criança, e os fatos musicais induzem ações, comportamentos motores e gestuais, como ritmos marcados, batidos, friccionados.

É um poderoso recurso educativo, principalmente se for utilizado desde os primeiros anos de vida, tornando-se numa faculdade permanente no seu ser.

Explorar som, ritmo e movimento significa descoberta e vivência, pela criança, de:

·       Uma variedade e riqueza de sons e movimentos produzidos a partir de nosso corpo.

·       Grande variedade de sons e movimentos que podem ser inventados.

·       Uma variedade de sons e movimentos produzidos pelos seres e demais elementos da natureza.

·       Atividades criadoras musicais.

Explorar a expressão de sentimentos, idéias, valores culturais e facilitar a comunicação do indivíduo consigo mesmo e com o meio em que vive. Ao atender diferentes aspectos do desenvolvimento humano: físico, mental, social, emocional e espiritual, a música e os instrumentos musicais podem ser considerados um agente facilitador do processo educacional.

Favorece o bem-estar e o crescimento das potencialidades dos alunos, pois  fala diretamente ao corpo, à mente e às emoções.

A presença da música na educação auxilia a percepção, estimula a memória e a inteligência, relacionando-se ainda com habilidades lingüísticas e lógico-matemáticas.

As atividades de musicalização com instrumentos musicais servem como estímulo a realização e o controle de movimentos específicos, contribuem na organização do pensamento, e as atividades em grupo favorecem a cooperação e a comunicação.

Além disso, a criança fica envolvida numa atividade cujo objetivo é ela mesma, onde o importante é o fazer, participar, não existe cobrança de rendimento, sua forma de expressão é respeitada, sua ação é valorizada, e através do sentimento de realização ela desenvolve a auto-estima

Ajuda a equilibrar as energias, desenvolve a criatividade, a memória, a concentração, autodisciplina, socialização, além de contribuir para a higiene mental, reduzindo a ansiedade e promovendo vínculos (BARRETO e SILVA, 2004).

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Dia dos pais

Olá pessoal, aqui vai uma contribuição para o dia dos pais.
Pesquisei junto aos alunos frases que eles gostariam de falar para o papai.
Depois selecionei algumas e juntos, colocamos na melodia da música Tema da vitória, do Airton Senna.
As crianças curtiram muito, pois elas participaram de todo o processo.

PAPAI CAMPEÃO


PAI, HOJE É O SEU DIA

E EU, VOU CANTAR PRÁ VOCÊ.

ÉS O MELHOR PAI DO MUNDO,

ÉS O MEU CAMPEÃO,

ME AJUDA COM TUDO,

JOGOS E LIÇÃO.

VOCÊ É SEMPRE O PRIMEIRO,

FICA JUNTO COMIGO

PAPAI...

PARABÉNS,

CAMPEÃO,

EU TE AMO,

DE MONTÃO

O link para baixar a música é http://www.4shared.com/audio/a1EO0GJm/Ayrton_Senna_-_Tema_da_Vitria.html

Abraços


sexta-feira, 22 de julho de 2011

Áustria, terra da música

Amigos,

Na Áustria, pelo menos em Viena e Salzburg, onde estivemos, para todos os lados que viramos, existe algo relativo à música...

Até nos jardins....

abçs

Férias...

Pessoal,

Já faz um tempão que eu não posto...sorry....são as férias....emendei as aulas com uma viagem para a Áustria para fazer o Summer Course 2011 no Orff Institut em Salzburg...
Foi ótimo...voltarei cheia de novidades...

Bom fim de férias para todos...

abçs