domingo, 18 de novembro de 2012

Dalcroze


Músico e pedagogo austro-suíço, Émile Henri Jaques nasceu em 1865 e morreu em 1950. Adotou o nome de Dalcroze e sua técnica promove a integração da melodia com a expressão corporal. Para cada som existe um movimento análogo. Foi criada para o ensino da música para os seus alunos. Com o tempo seus princípios passaram a influenciar outras áreas, como a dança, as artes cênicas e a educação física.

Constituiu historicamente num dos marcos da Escola Nova na pedagogia musical. Foi  um avaliador interno do conservatório - instituição acadêmica de ensino musical e  também um crítico da prática musical na escola primária e secundária, no final do século XIX e início do século XX.

Criticou o ensino musical no conservatório, e também a forma como a música estava presente nas escolas primárias e secundárias, no fim do século XIX. Ele diagnosticou uma nítida separação entre “música dos adultos” e “música das crianças e escolas”, e que a música nas escolas funcionava como um passatempo e diagnosticou a ênfase do Conservatório no virtuosismo, na leitura e escrita, na análise e classificação, nos exercícios de harmonia, que gerava nos alunos uma resposta mecânica, que não desenvolvia a sensibilidade e a imaginação auditiva

Propôs o redimensionamento do marco conceitual e operativo da educação musical no final do século XIX. Sua atitude  refletia a inquietação de seu tempo, com a educação; e o modelo de educação musical e de ensino conservatorial, que evidenciava o modo de funcionamento das instituições escolares, segundo o paradigma daquela época.

Dalcroze desenvolveu o método eurrítmico utilizando-se da resposta do aluno ao ritmo proposto através de movimentos rítmico-corporais, sendo o movimento corporal o fator essencial para o desenvolvimento rítmico do ser humano.

Na educação musical infantil a rítmica tem um papel importante desenvolvendo e regulando as faculdades motrizes do aluno, criando novos reflexos, harmonizando, estabelecendo uma relação entre ação e desejo, sensação e sentimento e imaginação e sensibilidade. O ritmo organiza os elementos musicais do universo infantil.

Para Dalcroze, todos os fenômenos musicais podem ser representados corporalmente (pulso, acento, valores rítmicos, parâmetros do som, harmonia, frases, estruturas e formas musicais).

Os fundamentos do método Dalcroze são:

a) Audição musical: desenvolver a percepção auditiva da altura. dos sons.
b) Senso rítmico: fazer e sentir o ritmo pela recriação motora
c) Interesse: despertar o aluno através de atividades concretas e físicas, adequadas a faixa etária.
d) Rítmicos: alcançar o domínio dos ritmos através de sua mobilidade natural.

 Referencias

FARIAS, Fernando. Método Dalcroze. Disponível em: . Acesso em: 13 mar. 2009

ALVES FILHO, Manuel. A musicalização do corpo. Disponível em: . Acesso em: 13 mar. 2009.

SANTOS, Regina Márcia Simão. Jaques-Dalcroze, avaliador da instituição escolar:. Disponível em: . Acesso em: 13 mar. 2009.

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